Quem ainda acha que a [object Object] é lugar só de propaganda está ficando para trás. Hoje em dia, ganha a simpatia e a atenção do cliente quem fala menos de si e mais do que pode ser útil ao consumidor. A essa estratégia damos o nome de marketing de conteúdo, que vem dominando o jeito de se relacionar entre clientes e marcas.
Na prática, o marketing de conteúdo tem o objetivo de fazer com que a empresa se torne referência na sua área de atuação, oferecendo informações valiosas que possam contribuir para gerar novos clientes e fidelizar os antigos. A partir da produção de conteúdo relevante, pautado nas necessidades e expectativas do consumidor, a empresa ganha autoridade e passa a influenciar na sua decisão de compra.
Uma das grandes diferenças para o marketing convencional é que o marketing de conteúdo trata menos de quem é a empresa e mais sobre o que os seus clientes precisam. As informações institucionais acabam sendo pulverizadas nessa gama de conteúdo relevante, que passa a assumir o papel de disseminar a marca de maneira indireta, mas consistente.
Para quem produzir marketing de conteúdo?
Antes de definir uma estratégia, é preciso ter clareza de quem é o público que a empresa pretende atingir. A partir de pesquisas de mercado e entrevistas com os clientes já existentes, é possível definir a [object Object] , ou seja, um perfil de cliente ideal para quem será direcionada toda a produção de conteúdo. Conhecendo a sua buyer persona, a empresa já pode estabelecer o [object Object] e a linguagem que serão utilizados no conteúdo a ser oferecido.
O que é relevante para o público?
Com base na buyer persona, é possível saber quais são as dores e necessidades dos clientes. Do que eles precisam? Qual a sua visão de mundo? Em que os seus produtos ou serviços contribuem para tornar a vida deles melhor? Um cerimonial, por exemplo, deve falar menos sobre os produtos que oferece e mais sobre o sonho que envolve a comemoração de momentos importantes. Ao criar o conteúdo, considere a relevância do assunto para o seu público-alvo e se pergunte o quanto essas informações respondem as dúvidas e atendem as necessidades do seu cliente.
Onde distribuir o conteúdo?
A internet oferece várias possibilidades para as empresas: [object Object] ;[object Object] ; [object Object] de texto, imagem e vídeo; [object Object] . Cada ferramenta tem um perfil e todas agem de maneira complementar umas às outras. Mais uma vez, é importante conhecer os hábitos da buyer persona antes de definir quais serão os canais de distribuição do conteúdo da empresa. Nem sempre é preciso estar em todas elas ao mesmo tempo. Mas, uma vez estando, é preciso produzir o conteúdo de maneira especial para cada uma delas.
O que a marca quer alcançar?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação e deve ser usado de maneira consciente. Seu objetivo é aumentar o engajamento com a marca? Gerar conversão para o site? Vender produtos específicos? Cada uma dessas metas pede uma ação diferente do público. Lembre-se de deixar isso claro para ele, sugerindo esta ação ao final do conteúdo. Mantenha o [object Object] e cuide da imagem que a empresa pretende passar.
Um bom conteúdo é sinônimo de uma marca forte. Esteja próximo do seu público e fale a língua dele. Essa é a melhor maneira de fazer com que ele se lembre de você quando precisar.