Publicado em: 19 de set de 2016

Tom de voz: por que é tão importante falar a língua do cliente?

As empresas são como pessoas: têm identidade e são conhecidas pela sua maneira de pensar, agir e se comportar. Com a internet, nada escapa ao olhar...

As empresas são como pessoas: têm identidade e são conhecidas pela sua maneira de pensar, agir e se comportar. Com a internet, nada escapa ao olhar atento do consumidor, que tem se tornado cada vez mais exigente e consciente da sua importância nas relações de consumo. Na era digital, as empresas que querem se relacionar com o seu público precisam ir além da oferta de um serviço ou produto de qualidade. Precisam se aproximar dos seus clientes e falar a língua deles, com tom de voz adequado e conteúdo assertivo.

O tom de voz é o conjunto de expressões que representam a marca, a partir das quais a empresa passa a ser reconhecida, sobretudo no ambiente digital. Fazem parte do tom de voz imagens e palavras que se completam na missão de propagar a identidade da instituição. Precisam estar absolutamente compatíveis com os princípios e a missão que regem a empresa, trabalhando como um reforço visual da marca em vários níveis.

O tom de voz é uma das primeiras coisas a serem definidas no planejamento de comunicação e marketing. Ele é escolhido a partir das impressões deixadas pela buyer persona, que é o cliente semi-fictício da empresa , para o qual são direcionadas todas as estratégias de comunicação.

O tom de voz direciona a entonação que deve ser utilizada para envolver o público, estando presente em todo o discurso. A partir desse fio condutor, são identificadas as palavras, expressões e imagens que irão compor o universo verbal daquela empresa, funcionando como um roteiro para manter a identidade em todos os textos e publicações. Se o tom de voz é jovial, as mensagens podem ser leves, bem-humoradas e descoladas. Já se o tom de voz for conservador, nada de ironia, sarcasmo ou brincadeiras. Errar a mão no discurso pode acabar custando caro à reputação da empresa.

Falar a língua do cliente é um requisito fundamental no processo de humanização da marca. O consumidor precisa sentir que a empresa entende as suas aflições e está preocupada em ajudar a solucioná-las sempre que possível.

Experimente mudar a sua forma de comunicar com o seu cliente, começando pela definição do tom de voz. Você vai se surpreender com os resultados!

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