O que você pensa quando ouve falar em Google, Nike ou Coca Cola? Imediatamente, vem à sua memória uma série de lembranças e experiências relacionadas a essas empresas e os produtos que oferecem, independente do nível de envolvimento que você tem com elas. Não é à toa que grandes empresas investem fortunas com um único objetivo: estar na memória do consumidor de maneira positiva.
Ao contrário do que se pensa, construir marcas de impacto não é exclusividade de grandes empresas. Aliás, empresas se tornam grandes quando têm, entre outros fatores, marcas de impacto bem trabalhadas. Para tanto, ao criar uma marca, deve-se levar em consideração o seu poder em gerar resultados positivos. Isso vai muito além da tipografia e das cores escolhidas para representá-la, passando pelos conceitos e valores pelos quais a empresa quer ser reconhecida.
Esse trabalho começa com o que chamamos de posicionamento de marca. Deve-se construir uma identidade baseada no público que se pretende alcançar, definido os objetivos da empresa, seus valores e princípios, e conhecendo o perfil do consumidor e o tipo de negócio que se oferece. Se o público-alvo é jovem e moderno, a marca não pode ser conservadora e formal. Como a marca é o primeiro contato com o cliente, a principal referência da empresa, errar na escolha pode significar uma rejeição imediata, comprometendo seriamente os resultados do seu negócio.
Do mesmo modo, uma marca compatível com os valores e princípios experimentados na prática vai gerando no consumidor uma empatia capaz de construir uma relação de confiança, respeito e proximidade. As empresas devem buscar oferecer uma experiência completa, fazendo com que a qualidade do produto seja compatível com a identidade apresentada pela marca. Assim, a marca passa a ser a representação imaterial de tudo aquilo que a empresa valoriza e busca alcançar.
Portanto, é preciso investir permanentemente no fortalecimento da marca, que é um dos maiores patrimônios de empresas de todos os portes. Esse é um importante caminho para que os pequenos negócios de hoje possam se tornar grandes negócios amanhã.
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Publicado em: 4 de jan de 2017
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