Publicado em: 8 de jun de 2020

A Live matou o texto? Derrubando as barreiras do seu marketing de conteúdo em 2020

Em meio a este turbilhão de 'ao vivos', descubra as estratégias e formatos que funcionam agora para falar com o seu público.

A pandemia do coronavírus, o marketing de conteúdo e as lives… Muitas marcas que antes não estavam online, agora estão. Seria a era da Lives? Pode ser, mas saiba que uma nova ferramenta não vem necessariamente para substituir a anterior e, sim, para somar. É por isso que o vídeo não matou o texto.

Vamos derrubar as barreiras e ver quais recursos podemos usar este ano?

Blog continua funcionando muito bem

O blog está em alta. O mais importante é manter a consistência das postagens, além de criar conteúdos relevantes.

Lembre-se que existem alguns pontos importantes para os textos gerarem tráfego, como:

Limite de 70 caracteres do título - ✔

Palavra-chave no título - ✔

Palavra-chave no primeiro e segundo parágrafo - ✔

Uso de outras palavras-chaves durante todo o texto - ✔

Tópicos e subtópicos - ✔

Frases curtas - ✔

Call to action estratégico - ✔

Links internos - ✔

Copywriting - ✔

Links e CTAs para outras páginas do site - ✔


A Compoá , por exemplo, conta com especialistas em marketing de conteúdo para aplicar estas e outras técnicas de SEO. Tudo para favorecer o alcance, a visibilidade e autoridade de cada empresa.

SEO em 2020

O Google está cada vez mais esperto. Então, agora não basta só saber e se adaptar às técnicas de SEO. Tem que entender o seu público e acertar qual conteúdo que ele procura na internet. Como assim? Veja:

Por exemplo, antes de escrever você fez a pesquisa de palavra-chave. O que falta agora é descobrir a intenção do seu público, o que ele exatamente vai perguntar para o Google na barra de pesquisa. E isto será o título ou o guia dos seus conteúdos. Só assim a sua marca tem chance de ser encontrada organicamente diante de tanta competitividade.

Transparência

Este é o termo de 2020. Seja transparente no seu discurso, nos seus valores, posicionamentos, conteúdos e relacionamento com o cliente.

Um bom exemplo que envolve conteúdo e relacionamento com o cliente está sendo aplicado pelo Nubank , entenda:


Fica aí esta boa referência!


Novos formatos e canais

Amadurecimento do vídeo e do áudio

Você lembra quando o Instagram criou os Stories? Muitas pessoas apostaram que esta ferramenta não ia vingar, mas vingou.

Hoje, o Tik Tok já conquistou muita gente, mas não há comprovação de sucesso como estratégia de marketing para quem não é influencer. Ainda… Será que vai vingar?


Não sabemos. O que é comprovado é o amadurecimento do vídeo e áudio (podcasts). É preciso fazer uma análise do seu negócio para saber se estes são formatos que podem ser interessantes para alimentar as suas redes sociais e atingir o seu público.

Os vídeos, as lives e interações ao vivo são ideais para gerar empatia, podem ser usados para abordar conteúdos mais densos e para lidar com assuntos do momento.

Telegram

Assim como todas redes sociais, antes de tudo, é preciso analisar se ela é adequada e indicada para o seu conteúdo.

A grande vantagem do Telegram, por exemplo, é a possibilidade da criação de "Canais" com conexões ilimitadas. Importante para chamar o público para lives, webinars e enviar conteúdos gratuitos.

Quando bem utilizado pode ser um ótimo recurso para o marketing digital.

Copywriting

Coloque uma carga boa de gatilhos mentais no seu conteúdo e aponte para o seu público. Sucesso!

Não sabe como? Use palavras e frases que despertem o interesse pegando bem no calo do possível cliente, por exemplo. Vocês pode usar também o senso de urgência, novidade ou reciprocidade. Seja criativo e interessante.

Show! Copywriting é isso. É a arte da escrita persuasiva.

Esta técnica pode fazer o seu potencial cliente mudar de fase na jornada de compra, chegando até à decisão de comprar de você.

Seja real nas redes sociais!

Já era a fase de construir feeds bonitos, organizados e com mosaicos no Instagram. Conteúdos mais reais vieram desconstruindo esses formatos. A comunicação agora é sem muitos retoques e mais no tempo certo.

Storytelling para Stories

A arte de contar uma história e captar a atenção do público.

Isso só é possível quando você usa algumas estratégias como narrativas que despertam emoção, possuem uma jornada que inclui conflitos, superação e recompensa, por exemplo, criatividade e positividade.

São inúmeras as técnicas, conte com um especialista que o seu conteúdo ficará especializado.

Veja também > Como escrever textos atraentes.

Se as empresas soubessem o quanto isso faz diferença iam investir mais nesta estratégia. Sem contar que os Stories são um dos conteúdos mais consumidos pelos brasileiros hoje em dia.

E tem mais! De acordo com o Sebrae, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas.


Estratégia de marketing 2020

Sabe o que não mudou nos últimos anos no marketing de conteúdo? Os princípios, os objetivo, conhecer a jornada do cliente, a importância da persona e métricas, por exemplo.

Então, continue conhecendo de perto o seu público. Esta é a melhor dica.

Está sem plano de comunicação e marketing? Podemos te ajudar com uma consultoria especializada. Acesse para saber mais: www.compoa.com.br

Artigos relacionados

Leia este artigo
Publicado em: 13 de mai de 2019

Como escrever textos atraentes

Alô, alô! Aqui quem fala é uma redatora. Posso não ter ganhado nenhum Prêmio Nobel (ainda! rs), mas garanto que vou te ajudar nem que seja um...

Leia este artigo
Publicado em: 24 de out de 2016

Descubra a frequência ideal para postar no blog da sua empresa

Como quase tudo na vida, quantidade não é sinônimo de qualidade. No marketing de conteúdo não é diferente. Ter um site ativo e dinâmico não significa...

Leia este artigo
Publicado em: 14 de jul de 2016

Cresce no Brasil o número de mulheres empreendedoras

Atrás de um grande negócio existe uma grande mulher. O ditado pode não ser bem este, mas se aplica ao crescimento feminino quando a palavra é...