Publicado em: 13 de mai de 2019

Como escrever textos atraentes

Alô, alô! Aqui quem fala é uma redatora. Posso não ter ganhado nenhum Prêmio Nobel (ainda! rs), mas garanto que vou te ajudar nem que seja um...

Alô, alô! Aqui quem fala é uma redatora.

Posso não ter ganhado nenhum Prêmio Nobel (ainda! rs), mas garanto que vou te ajudar nem que seja um pouquinho a aprender como escrever textos atraentes. Ufa!

Olha, não vou mentir… Não é fácil, viu? Todo processo de criação pode deixar dar um nó na nossa cabeça.

Então, o que devemos fazer é seguir alguns passos e linhas de raciocínio.

Fique tranquilo, com a prática você vai se tornar mestre em criar conteúdos relevantes que são importantíssimos para o crescimento das empresas atualmente.

Então, aí vão algumas dicas.

  1. Conteúdo para web: seja um redator e um copywriter quando preciso

Escreva o que o seu público precisa ler.

Vista-se de redator quando tiver o intuito de elaborar textos explicativos e informativos que irão ajudar levando conhecimento ao leitor.

Vista-se de copywriter quando tiver que escrever o mesmo tipo de conteúdo, mas fazendo uma conexão explícita entre o texto e produto. Este está ligado ao objetivo da chamada “conversão”.

Para isso, um call to action como “fale com a gente e faça um orçamento” é uma ótima opção.

Mas os objetivos podem variar. Você pode chamar o consumidor para comprar um produto, fazer um download ou inscrever-se em um canal no YouTube, por exemplo.

  1. Preste atenção na estruturação e gramática

Quando se fala em estruturação textual, não se limite ao início, meio e fim da redação. Você deve pensar onde o seu conteúdo será divulgado, se o tipo de texto merece explicações mais minuciosas, frases curtas e qual linguagem irá utilizar.

Erros de ortografia não são bem-vindos de nenhuma forma. Você até pode escolher uma linguagem mais informal desde que seja adequado para o seu público ou segmento, mas mesmo assim, o bom português é primordial.

Quer uma dica? Se der alguma dúvida ortográfica, mesmo que seja pequena, não se acanhe e confira no Google.

  1. Veja se cabe colocar dados de pesquisas relevantes (com citação da fonte)

Um conteúdo rico de argumentos com fontes confiáveis e válidas pode gerar mais confiabilidade do seu público.

Afinal, ele vai saber que você está sendo sincero e vai querer ler mais do que escreve.

  1. Algumas vezes, menos é mais!

Sempre quando for escrever um texto analise o tema e a necessidade do seu público antes.

Muitas vezes um texto mais direto e objetivo não significa falta de conteúdo. Mas sim, entregar o que o leitor precisa de forma mais eficaz.

  1. Crie temas originais e interessantes (em tópicos!)

Quer criar engajamento?

Apresente novidades e abuse da criatividade.

E tem mais! As pesquisas indicam que os consumidores têm 3 vezes mais chances de considerar um conteúdo autêntico quando ele é realizado por uma pessoa, e não por uma marca.

  1. Mantenha o hábito da leitura

É preciso ler para escrever bem? Sim.

Além de diversos outros benefícios ler melhora a escrita e o vocabulário.

Uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, evidenciou que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.

Com isso sua memória é estimulada e seu repertório de referências vai só aumentar.

  1. Revise sempre!

Estamos cada vez mais nos jogando na tecnologia, não é mesmo? Não faça isso com seu texto.

Muitas pessoas deixam nas mãos dos programas de redação a identificação de possíveis erros, mas nem sempre dá certo.

Por isso, revise, sempre!

Agora que já sabe essas dicas, mãos à obra!

Outros artigos do blog

Leia este artigo
Publicado em: 8 de out de 2019

Seu comercial é eficiente?

Veja esta observação, ela vai servir para uma introdução e para o final deste artigo: Marketing x comercial? Não. Marketing + comercial. Sim....

Leia este artigo
Publicado em: 8 de out de 2019

Conheça o Threads, o novo aplicativo de mensagens do Instagram

Você sabia que o Instagram está testando o Threads? Parece que a marca não vai parar de nos surpreender nunca, não é? É um exemplo de empresa em dia...

Leia este artigo
Publicado em: 24 de jul de 2016

Mulher Maravilha completa 75 anos mais atual do que nunca

A primeira super-heroína das histórias em quadrinhos está completando, em 2016, 75 anos de existência. Como comemoração, a Warner e a DC...