A pandemia do coronavírus, o marketing de conteúdo e as lives… Muitas marcas que antes não estavam online, agora estão. Seria a era da Lives? Pode ser, mas saiba que uma nova ferramenta não vem necessariamente para substituir a anterior e, sim, para somar. É por isso que o vídeo não matou o texto.
Vamos derrubar as barreiras e ver quais recursos podemos usar este ano?
Blog continua funcionando muito bem
O blog está em alta. O mais importante é manter a consistência das postagens, além de criar conteúdos relevantes.
Lembre-se que existem alguns pontos importantes para os textos gerarem tráfego, como:
Limite de 70 caracteres do título - ✔
Palavra-chave no título - ✔
Palavra-chave no primeiro e segundo parágrafo - ✔
Uso de outras palavras-chaves durante todo o texto - ✔
Tópicos e subtópicos - ✔
Frases curtas - ✔
Call to action estratégico - ✔
Links internos - ✔
Copywriting - ✔
Links e CTAs para outras páginas do site - ✔
A Compoá , por exemplo, conta com especialistas em marketing de conteúdo para aplicar estas e outras técnicas de SEO. Tudo para favorecer o alcance, a visibilidade e autoridade de cada empresa.
SEO em 2020
O Google está cada vez mais esperto. Então, agora não basta só saber e se adaptar às técnicas de SEO. Tem que entender o seu público e acertar qual conteúdo que ele procura na internet. Como assim? Veja:
Por exemplo, antes de escrever você fez a pesquisa de palavra-chave. O que falta agora é descobrir a intenção do seu público, o que ele exatamente vai perguntar para o Google na barra de pesquisa. E isto será o título ou o guia dos seus conteúdos. Só assim a sua marca tem chance de ser encontrada organicamente diante de tanta competitividade.
Transparência
Este é o termo de 2020. Seja transparente no seu discurso, nos seus valores, posicionamentos, conteúdos e relacionamento com o cliente.
Um bom exemplo que envolve conteúdo e relacionamento com o cliente está sendo aplicado pelo Nubank , entenda:
- As respostas automatizadas nas redes sociais e sites são uma mão na roda para aumentar a velocidade e praticidade do atendimento. Mas, cuidado! Isso só acontece quando elas são bem utilizadas.
- Motivo: pode causar um grande desconforto no consumidor ao ser atendido por um robô, quando sua necessidade depende da interação com humanos.
- O Nubank, então, fez assim: quando uma pessoa manda uma mensagem pela central de ajuda no seu app, ele responde sendo transparente, avisando que se trata de uma mensagem automatizada. Explica também que, se a sua dúvida não for respondida desta forma e a pessoa ainda precisar de atendimento, basta enviar uma mensagem pedindo um atendente humano. Legal, né?
Fica aí esta boa referência!
Novos formatos e canais
Amadurecimento do vídeo e do áudio
Você lembra quando o Instagram criou os Stories? Muitas pessoas apostaram que esta ferramenta não ia vingar, mas vingou.
Hoje, o Tik Tok já conquistou muita gente, mas não há comprovação de sucesso como estratégia de marketing para quem não é influencer. Ainda… Será que vai vingar?
Não sabemos. O que é comprovado é o amadurecimento do vídeo e áudio (podcasts). É preciso fazer uma análise do seu negócio para saber se estes são formatos que podem ser interessantes para alimentar as suas redes sociais e atingir o seu público.
Os vídeos, as lives e interações ao vivo são ideais para gerar empatia, podem ser usados para abordar conteúdos mais densos e para lidar com assuntos do momento.
Telegram
Assim como todas redes sociais, antes de tudo, é preciso analisar se ela é adequada e indicada para o seu conteúdo.
A grande vantagem do Telegram, por exemplo, é a possibilidade da criação de "Canais" com conexões ilimitadas. Importante para chamar o público para lives, webinars e enviar conteúdos gratuitos.
Quando bem utilizado pode ser um ótimo recurso para o marketing digital.
Copywriting
Coloque uma carga boa de gatilhos mentais no seu conteúdo e aponte para o seu público. Sucesso!
Não sabe como? Use palavras e frases que despertem o interesse pegando bem no calo do possível cliente, por exemplo. Vocês pode usar também o senso de urgência, novidade ou reciprocidade. Seja criativo e interessante.
Show! Copywriting é isso. É a arte da escrita persuasiva.
Esta técnica pode fazer o seu potencial cliente mudar de fase na jornada de compra, chegando até à decisão de comprar de você.
Seja real nas redes sociais!
Já era a fase de construir feeds bonitos, organizados e com mosaicos no Instagram. Conteúdos mais reais vieram desconstruindo esses formatos. A comunicação agora é sem muitos retoques e mais no tempo certo.
Storytelling para Stories
A arte de contar uma história e captar a atenção do público.
Isso só é possível quando você usa algumas estratégias como narrativas que despertam emoção, possuem uma jornada que inclui conflitos, superação e recompensa, por exemplo, criatividade e positividade.
São inúmeras as técnicas, conte com um especialista que o seu conteúdo ficará especializado.
Veja também > Como escrever textos atraentes.
Se as empresas soubessem o quanto isso faz diferença iam investir mais nesta estratégia. Sem contar que os Stories são um dos conteúdos mais consumidos pelos brasileiros hoje em dia.
E tem mais! De acordo com o Sebrae, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas.
Estratégia de marketing 2020
Sabe o que não mudou nos últimos anos no marketing de conteúdo? Os princípios, os objetivo, conhecer a jornada do cliente, a importância da persona e métricas, por exemplo.
Então, continue conhecendo de perto o seu público. Esta é a melhor dica.
Está sem plano de comunicação e marketing? Podemos te ajudar com uma consultoria especializada. Acesse para saber mais: www.compoa.com.br