O Facebook é a principal rede social do mundo. Possui 1,59 bilhão de usuários ativos, segundo dados divulgados pela própria empresa em janeiro de 2016. Deste total, 890 milhões utilizam a rede social todos os dias. No Brasil, este número é de 92 milhões de pessoas, o que representa 45% da população. No ambiente corporativo, 2,1 milhões de pequenas e médias empresas utilizam o Facebook para promover maior interação com os seus clientes.
E a sua empresa, já faz parte dessa rede? Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas para te ajudar a usar o Facebook a favor do seu negócio.
O que é melhor, página ou perfil?
As empresas devem optar pela página, também conhecida como fan page. Enquanto o perfil é usado por pessoas físicas, para fins pessoais, a fan page possui uma série de informações e estatísticas estratégicas para o seu negócio. Com ela, é possível conhecer quem é o usuário que curte e interage com o seu produto ou serviço, permitindo uma comunicação direcionada especificamente para ele.
Devo insistir no alcance orgânico ou vou ter que anunciar?
Como o Facebook é a rede social mais usada no Brasil, a disputa pela atenção dos usuários cresce a cada dia. Isso significa que, organicamente, sem patrocínio financeiro, os posts são menos vistos. O Facebook trabalha com algoritmos que privilegiam alguns assuntos de acordo com a área de interesse do usuário. E, como toda mídia, também cobra para fazer com que a sua mensagem chegue ao seu público. A vantagem é que esses valores são significativamente menores do que os anúncios convencionais praticados pelo rádio, TV e jornais ou revistas. O próprio Facebook sugere preços de acordo com o alcance que se pretende atingir. Tudo pode ser monitorado em tempo real e interrompido ou ampliado a qualquer momento.
Como escolher o melhor anúncio?
Primeiro, é preciso determinar que tipo de ação se espera das pessoas que curtem a sua página ou aquelas que são seus seguidores em potencial. O Facebook oferece várias opções de anúncio: curtir a página, impulsionar um site, baixar um aplicativo, compartilhar conteúdo. Enfim, entendendo qual o objetivo se pretende alcançar, fica mais fácil decidir qual é a melhor estratégia para o seu negócio.
O que é melhor, quantidade ou qualidade?
Ter grandes números de seguidores na página indica que a marca tem uma boa reputação, é reconhecida no mercado. Mas isso já não é tão mais significativo como já foi há algum tempo. Com a popularização dos anúncios, passou a ser possível atingir o usuário sem que seja necessário que ele curta a sua página. Nesse caso, pode ser mais interessante dedicar esforços para gerar engajamento, ou seja, tentar fazer com que as pessoas curtam, comentem e compartilhem suas publicações. A melhor maneira de fazer isso é gerando conteúdo de qualidade.
Conheça as potencialidades que o Facebook oferece e faça com que a sua marca chegue até o seu público de maneira eficiente, prática e direta. Os resultados podem te surpreender.