Foi-se o tempo em que a publicidade tradicional conseguia envolver as pessoas com suas mensagens comerciais. Hoje, a internet deu vez e voz aos consumidores, que já não mais limitam a sua decisão de compra às informações que surgem das propagandas disponíveis na grande mídia. Não por acaso, é cada vez maior o número de pessoas que pesquisam na web informações sobre o produto antes de adquiri-lo. Os clientes avaliam a satisfação das pessoas que já o têm, comparam com outros produtos similares e decidem a compra segundo seus muitos e diversificados critérios.
Essa autonomia está provocando uma reviravolta na relação com as empresas. Hoje, a tendência dos consumidores é preferir marcas que vão além da publicidade. Por isso, as empresas precisam superar as expectativas dos clientes com produtos, serviços e experiências valiosas.
Para conquistar esse exigente consumidor, é indispensável desenvolver relacionamento por meio de uma estratégia certeira: o marketing de conteúdo. Trata-se de uma ferramenta voltada para engajar o público e aumentar o número de clientes em potencial através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas.
O marketing de conteúdo busca construir uma relação de confiança que extrapola a venda. A marca participa da vida do cliente, ajudando a solucionar problemas do dia a dia que às vezes, inclusive, não têm relação direta com os produtos oferecidos. Quanto mais o consumidor se sentir atendido e satisfeito com as informações que a empresa fornece, maior a probabilidade de optar por ela no momento da compra.
Como produzir conteúdo de qualidade?
A resposta é simples: conteúdo de qualidade é aquele que atinge a pessoa certa, no momento que ela precisa. Para tanto, é imprescindível que a empresa conheça a fundo o público para o qual trabalha. Conhecendo o consumidor, é possível saber quais são os seus desejos, receios e motivações, situações determinantes para a produção de um bom conteúdo.
Essas informações se transformarão em pautas a serem abordadas periodicamente, em cronograma predefinido. A regularidade de publicações é importante porque, como diz a máxima, quem não é visto não é lembrado. Além disso, esse conteúdo deve observar o tom de voz adequado ao público que se pretende alcançar. Se a empresa tem produtos para o público jovem, por exemplo, uma linguagem coloquial é bem-vinda. Do mesmo modo, pode ser prejudicial fazer uso da informalidade em conteúdos cuja credibilidade é fator predominante.
Outro aspecto crucial é a distribuição desse conteúdo, que deve ocorrer nos canais e momentos certos. A internet oferece várias ferramentas: blogs, e-mail marketing, vídeos e e-books. As grandes multiplicadoras do marketing de conteúdo são as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram. Usadas corretamente, elas podem fazer com que as pessoas compartilhem esse conteúdo de maneira exponencial, alcançando mais usuários e, consequentemente, potenciais clientes.
Comece já a sua produção e prepare para se surpreender com os resultados!