Publicado em: 24 de mar de 2020

Ações de marketing que deram e não deram certo na pandemia do coronavírus

“Não é hora de “fazer marketing” e, sim, praticar — de fato — a missão da sua marca.” Esta frase é certeira na hora de definir os passos das empresas...

“Não é hora de “fazer marketing” e, sim, praticar — de fato — a missão da sua marca.” Esta frase é certeira na hora de definir os passos das empresas em meio a esta pandemia. Ela foi dita pelo head de marketing e growth da colombiana Rappi, Fernando Vilela, ao Meio & Mensagem.

Mas será que as empresas estão realmente conseguindo colocar a missão da marca em prática? Você se lembra da H1N1, conhecida como gripe suína, em 2009? Pois é, fazia mais de 10 anos que o planeta não passava por uma pandemia. E o Covid-19 está deixando todos boquiabertos com sua velocidade de proliferação e gravidade.

Mesmo assim, as empresas também possuem responsabilidade no combate ao coronavírus. Essa é uma das constatações feitas pelo levantamento realizado pela plataforma MindMiners a pedido de Meio & Mensagem.

  1. 46,9% dos participantes acreditam que a responsabilidade/papel das marcas e empresas neste momento ajuda na conscientização da população;
  2. 28,9% dos entrevistados defendem que as marcas e empresas se manifestem publicamente sobre a pandemia;
  3. 47,1% acham que a publicidade tem um papel fundamental de informação e conscientização;
  4. E, 40,1% afirmaram que, na última semana, viram ações publicitárias relacionadas ao coronavírus. O sentimento de 48,1% é positivo em relação ao que viram.

Isso prova a importância de uma boa estratégia em tempos de crise. Selecionamos alguns exemplos que mostraram empatia e outros que não deram nada certo. Olha só!

#DeuCerto – Burguer King Brasil

Diante da fragilidade das condições do SUS em atender um volume tão grande de doentes, o Burger King Brasil resolveu doar parte da receita para este sistema de saúde. Arrasou na empatia, vai realmente ajudar o país neste momento e ainda pode servir de exemplo para outras marcas e pessoas que tenham condições de doar. Nota 10!

#NãoDeuCerto – KFC

E não é que teve gente vendo o tiro sair pela culatra? Mds!!! A KFC, rede de restaurantes fast-food, estava com uma campanha no ar chamada “Finger lickin Good”, ou, em tradução livre, “Lamber os dedos é bom”. Na propaganda, as pessoas lambem os dedos. Claro que deu uma má repercussão e tanto. Justo no momento em que é pra gente evitar contato das mãos com a boca, nariz e olhos. Deu ruim!

#DeuCerto – Academia Smart Fit

Ficar em casa não está fácil pra ninguém e as pessoas querem se manter ativas, não é verdade? A academia Smart Fit disponibilizou em seu site (smartfit.com.br/treineemcasa) treinos de até 30 minutos entre as opções, exercícios de hipertrofia, emagrecimento e funcionais. Eles estão fechados mas não abandonaram seus clientes. Nota 10!

#DeuCerto – Ambev

Sabe a pesquisa do Meio & Mensagem citada anteriormente? Pois é, 64% apontam que lembram de uma marca associada ao tema nos últimos dias. E o primeiro lugar vai paaaaara: a Ambev.

A marca resolveu produzir 500 mil unidades de garrafas de álcool gel para hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde se concentram a maioria dos casos da doença. Arrasaram!

#NãoDeuCerto – Chef Olivier Anquier

Esse aqui dispensa comentários. Em seu Facebook, o renomado chef Olivier Anquier publicou um textão se recusando a fazer parte da “paranoia” do coronavírus. Olha só esse trecho:

“Eu me recuso! Eu me recuso a aceitar essa paranoia injetada a força. Eu me recusa (sic) a me esconder em casa e abandonar meus clientes (…). Faço questão de ser presente e cumprimentar cada um deles“.

Não, né? Por favor!

#DeuCerto – Amazon

E pra quem quer baixar livro de graça pra manter a cabeça longe das preocupações desta crise pelo menos por um tempo, a Amazon do Brasil disponibilizou centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente. Legal, né?

Essas foram ações de grandes marcas, mas o pequeno negócio também pode fazer a sua parte, principalmente mostrando empatia ao cliente e garantindo o seu retorno pós-crise.

Fique de olho no nosso próximo artigo, vamos falar sobre isso.

Estamos juntos nessa luta!

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