Publicado em: 10 de ago de 2020

Tráfego orgânico: preciso investir no meu pequeno negócio?

Tire suas dúvidas e entenda esta estratégia de marketing de uma vez por todas.

O tráfego orgânico é uma das principais estratégias de marketing. Mas, para conquistar novos clientes e aumentar a receita, nada adianta sem um entendimento e planejamento adequado. Por isso, neste artigo, vamos abordar o que é e qual a sua importância para pequenos negócios.

Para esclarecer melhor, veja primeiro a diferença entre tráfego orgânico e pago.


Tráfego orgânico

Acontece quando pessoas chegam até o site da sua empresa através de buscadores, como o Google, Bing, Yahoo ou outros, sem clicar em anúncios, mas sim nos resultados não pagos.

Desta forma, quando o possível cliente digita uma palavra no buscador e ela for uma palavra-chave usada pela sua empresa, o seu negócio aparecerá nos resultados exibidos.

Investir neste tipo de tráfego não gera um custo direto, o que se torna uma grande vantagem para o seu bolso.

Porém, é importante lembrar que, quem fica ranqueado na primeira página tem mais vantagens. Segundo pesquisa da Moz, em média 71,33% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos da primeira página.


Tráfego pago

Neste caso, como o próprio nome já indica, é preciso pagar para que a página da sua empresa chegue até mais pessoas, através do Google Adwords, Facebook Ads, posts e stories patrocinados.

Basicamente, a grande diferença entre estas duas estratégias é:

Investir em tráfego orgânico x mídia paga

  • Investir em tráfego orgânico significa fortalecer o ranqueamento da empresa nos buscadores, sites parceiros e veículos de comunicação.
  • Investir em mídia paga significa gerar tráfego ou leads através dos buscadores e redes sociais.

Ou seja, se o seu objetivo é fortalecimento de marca e engajamento com um bom custo-benefício, o tráfego orgânico deve ser prioridade.

Se, de acordo com uma análise financeira do seu negócio e a urgência de resultados, sua empresa tiver recursos disponíveis para investir na geração de tráfego pelas redes sociais, dê prioridade a este item.

Lembrando que isso não impede de continuar fazendo um trabalho produtivo gerando tráfego orgânico. Então, continue fazendo textos de blog com as palavras-chaves mais adequadas ao seu negócio e persona.

Para os pequenos negócios

A disputa por um lugar bem ranqueado no Google é intensa. Por isso, é importante que os pequenos negócios mantenham constantemente postagens utilizando técnicas de SEO, como:

Limite de caracteres do título - ✔

Palavra-chave no título - ✔

Palavra-chave no primeiro e segundo parágrafo - ✔

Uso de outras palavras-chaves durante todo o texto - ✔

Tópicos e subtópicos - ✔

Frases curtas - ✔

Call to action estratégico - ✔

Links internos - ✔

Copywriting - ✔

Links e CTAs para outras páginas do site - ✔

Também é importante usar técnicas de escrita especializadas que analisam e tratam no texto a dor do cliente de acordo com o público que se pretende atingir, com o objetivo do texto, se é "topo, meio ou fundo de funil". Além de fazer uma pesquisa de palavras-chave/frases-chave/perguntas através de ferramentas como o https://keywordtool.io/ e comparação com algum material de outra empresa que pode servir de benchmark.

A Compoá realiza estratégias para criação de textos de blog e ranqueamento no Google. Converse com a gente para tirar as suas dúvidas: www.compoa.com.br

Artigos relacionados

Leia este artigo
Publicado em: 13 de mai de 2019

Como escrever textos atraentes

Alô, alô! Aqui quem fala é uma redatora. Posso não ter ganhado nenhum Prêmio Nobel (ainda! rs), mas garanto que vou te ajudar nem que seja um...

Leia este artigo
Publicado em: 26 de jun de 2018

6 dicas para criar conteúdos interessantes para a sua marca

Independente do ramo da sua empresa, você já deve ter percebido que a criação de um conteúdo de qualidade é, há algum tempo, fator essencial para uma...

Leia este artigo
Publicado em: 12 de mar de 2017

Boas práticas no Facebook: veja como explorar melhor o potencial da rede

Já falamos aqui que o Facebook é a principal rede social do mundo. Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos, dos quais dois milhões são pequenas e...