O tráfego orgânico é uma das principais estratégias de marketing. Mas, para conquistar novos clientes e aumentar a receita, nada adianta sem um entendimento e planejamento adequado. Por isso, neste artigo, vamos abordar o que é e qual a sua importância para pequenos negócios.
Para esclarecer melhor, veja primeiro a diferença entre tráfego orgânico e pago.
Tráfego orgânico
Acontece quando pessoas chegam até o site da sua empresa através de buscadores, como o Google, Bing, Yahoo ou outros, sem clicar em anúncios, mas sim nos resultados não pagos.
Desta forma, quando o possível cliente digita uma palavra no buscador e ela for uma palavra-chave usada pela sua empresa, o seu negócio aparecerá nos resultados exibidos.
Investir neste tipo de tráfego não gera um custo direto, o que se torna uma grande vantagem para o seu bolso.
Porém, é importante lembrar que, quem fica ranqueado na primeira página tem mais vantagens. Segundo pesquisa da Moz, em média 71,33% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos da primeira página.
Tráfego pago
Neste caso, como o próprio nome já indica, é preciso pagar para que a página da sua empresa chegue até mais pessoas, através do Google Adwords, Facebook Ads, posts e stories patrocinados.
Basicamente, a grande diferença entre estas duas estratégias é:
Investir em tráfego orgânico x mídia paga
- Investir em tráfego orgânico significa fortalecer o ranqueamento da empresa nos buscadores, sites parceiros e veículos de comunicação.
- Investir em mídia paga significa gerar tráfego ou leads através dos buscadores e redes sociais.
Ou seja, se o seu objetivo é fortalecimento de marca e engajamento com um bom custo-benefício, o tráfego orgânico deve ser prioridade.
Se, de acordo com uma análise financeira do seu negócio e a urgência de resultados, sua empresa tiver recursos disponíveis para investir na geração de tráfego pelas redes sociais, dê prioridade a este item.
Lembrando que isso não impede de continuar fazendo um trabalho produtivo gerando tráfego orgânico. Então, continue fazendo textos de blog com as palavras-chaves mais adequadas ao seu negócio e persona.
Para os pequenos negócios
A disputa por um lugar bem ranqueado no Google é intensa. Por isso, é importante que os pequenos negócios mantenham constantemente postagens utilizando técnicas de SEO, como:
Limite de caracteres do título - ✔
Palavra-chave no título - ✔
Palavra-chave no primeiro e segundo parágrafo - ✔
Uso de outras palavras-chaves durante todo o texto - ✔
Tópicos e subtópicos - ✔
Frases curtas - ✔
Call to action estratégico - ✔
Links internos - ✔
Copywriting - ✔
Links e CTAs para outras páginas do site - ✔
Também é importante usar técnicas de escrita especializadas que analisam e tratam no texto a dor do cliente de acordo com o público que se pretende atingir, com o objetivo do texto, se é "topo, meio ou fundo de funil". Além de fazer uma pesquisa de palavras-chave/frases-chave/perguntas através de ferramentas como o https://keywordtool.io/ e comparação com algum material de outra empresa que pode servir de benchmark.
A Compoá realiza estratégias para criação de textos de blog e ranqueamento no Google. Converse com a gente para tirar as suas dúvidas: www.compoa.com.br