Publicado em: 8 de out de 2019

Seu comercial é eficiente?

Veja esta observação, ela vai servir para uma introdução e para o final deste artigo: Marketing x comercial? Não. Marketing + comercial. Sim....

Veja esta observação, ela vai servir para uma introdução e para o final deste artigo:

Marketing x comercial? Não.

Marketing + comercial. Sim.

Acontece muito nas agências de marketing: o cliente quer saber quanto o trabalho de marketing reverteu em vendas. Está correto ele querer saber, não é mesmo? Afinal, é importantíssimo saber o retorno sobre o investimento.

O que muitas vezes eles não imaginam é que se a empresa não está convertendo, o marketing pode não ser a fonte principal do problema.

A falta de atenção e investimento no comercial pode deixar o trabalho do marketing ao léu.

Quer entender como isso acontece?

Imagina um jogo de vôlei. Em quadra, no mesmo time, temos o levantador e o oposto. Suas funções são levantar a bola e atacar, respectivamente.

Fazendo uma comparação simplista, o levantador seria o marketing e o oposto seria o comercial.

Desta forma, o marketing prepara conteúdo e relacionamento nas redes sociais, visibilidade nas pesquisas e o comercial entra em contato para entender melhor as necessidades do cliente e realizar uma performance em prol do objetivo que é vender.

Marketing + comercial. Sim.

Essas duas áreas trabalham juntas. O comercial pode acionar o marketing ao perceber que os possíveis clientes não estão entendendo muito bem o que é o produto ou serviço oferecido. O marketing entra com o conteúdo mais bem elaborado para suprir isso.

Como medir a eficiência do seu comercial?

Se o seu comercial não aproveita os leads que são oferecidos pelo marketing, ele não é eficiente. Se o seu comercial ou o seu marketing não se comunicam, está na hora de rever isso.

Vender é um processo extenso, com conteúdo, relacionamento e matemática. Somente com uma boa estrutura de dados alinhados da maneira correta você garante o sucesso da sua empresa.

Outros artigos do blog

Leia este artigo
Publicado em: 2 de ago de 2019

Devo investir no Facebook ou não?

Já postou seus stories de hoje? “Mas espera, o texto é sobre o Facebook ou Instagram?” Vamos só fazer um comparativo. Você já deve ter percebido que...

Leia este artigo
Publicado em: 24 de out de 2016

Descubra a frequência ideal para postar no blog da sua empresa

Como quase tudo na vida, quantidade não é sinônimo de qualidade. No marketing de conteúdo não é diferente. Ter um site ativo e dinâmico não significa...

Leia este artigo
Publicado em: 22 de ago de 2016

Como um blog ativo pode cativar seu consumidor?

É cada vez maior o número de empresas que fazem uso do marketing digital para alavancar seus negócios. Hoje, as marcas mais bem posicionadas nos...