Veja esta observação, ela vai servir para uma introdução e para o final deste artigo:
Marketing x comercial? Não.
Marketing + comercial. Sim.
Acontece muito nas agências de marketing: o cliente quer saber quanto o trabalho de marketing reverteu em vendas. Está correto ele querer saber, não é mesmo? Afinal, é importantíssimo saber o retorno sobre o investimento.
O que muitas vezes eles não imaginam é que se a empresa não está convertendo, o marketing pode não ser a fonte principal do problema.
A falta de atenção e investimento no comercial pode deixar o trabalho do marketing ao léu.
Quer entender como isso acontece?
Imagina um jogo de vôlei. Em quadra, no mesmo time, temos o levantador e o oposto. Suas funções são levantar a bola e atacar, respectivamente.
Fazendo uma comparação simplista, o levantador seria o marketing e o oposto seria o comercial.
Desta forma, o marketing prepara conteúdo e relacionamento nas redes sociais, visibilidade nas pesquisas e o comercial entra em contato para entender melhor as necessidades do cliente e realizar uma performance em prol do objetivo que é vender.
Marketing + comercial. Sim.
Essas duas áreas trabalham juntas. O comercial pode acionar o marketing ao perceber que os possíveis clientes não estão entendendo muito bem o que é o produto ou serviço oferecido. O marketing entra com o conteúdo mais bem elaborado para suprir isso.
Como medir a eficiência do seu comercial?
Se o seu comercial não aproveita os leads que são oferecidos pelo marketing, ele não é eficiente. Se o seu comercial ou o seu marketing não se comunicam, está na hora de rever isso.
Vender é um processo extenso, com conteúdo, relacionamento e matemática. Somente com uma boa estrutura de dados alinhados da maneira correta você garante o sucesso da sua empresa.