O mundo da comunicação pode ser divido em dois marcos: antes e depois da internet. A rede mundial de computadores transformou as relações e impactou definitivamente o jeito de ser e de viver das pessoas. O mesmo aconteceu com as relações de consumo. Ter uma boa presença digital , hoje, pode ser a chave do sucesso para muitos negócios.
É fácil entender o por quê. A mesma campanha de divulgação de um produto custará muito mais barato no meio digital do que nos veículos tradicionais de comunicação: rádio, televisão, jornal, revista. Isso faz com que o custo-benefício da comunicação na internet seja muito mais vantajoso, especialmente para as pequenas empresas.
Além disso, o ambiente digital é livre de fronteiras. Você pode chegar diretamente ao seu público, aonde quer que ele esteja. Não há limite territorial nem barreira física que impeça a interação entre vocês dois, desde que ambos estejam conectados.
A instantaneidade proporcionada pelo ambiente digital também revolucionou as relações de consumo. Os clientes adquiriram autonomia e maior poder na decisão de compra. Com apenas alguns cliques, eles pesquisam as várias alternativas que o mercado oferece, analisam a reputação dos fornecedores e a opinião de quem já passou por aquela experiência e interagem diretamente com as marcas, em tempo real. Cabe à sua empresa tirar o melhor proveito disso.
Para aumentar ainda mais o leque de vantagens da internet, está um detalhe que faz toda a diferença: a mensuração. Nela, é muito mais fácil acompanhar os resultados de cada campanha. Existem dados específicos sobre cada acesso, ajudando no monitoramento instantâneo das preferências do consumidor e dos índices de assertividade de cada estratégia. Com isso, é possível otimizar, corrigir e melhorar as campanhas de maneira pontua e abrangente, de acordo com as necessidades de cada situação.