Atualizado em: 6 de nov de 2016
Publicado em: 6 de nov de 2016

Deu branco: o que postar hoje?

Você já se deparou com a tela em branco e se perguntou o que postar naquele dia? Essa indefinição é muito comum em quem cuida da alimentação das...

Você já se deparou com a tela em branco e se perguntou o que postar naquele dia? Essa indefinição é muito comum em quem cuida da alimentação das redes sociais e dos blogs de conteúdo. Manter a regularidade de publicações é muito importante , mas nem sempre a inspiração acompanha o ritmo das postagens.

Para te ajudar a superar esse problema, separamos algumas dicas que podem fazer desse processo um momento leve e divertido, e, principalmente, acertar em cheio as expectativas do cliente.

Defina um calendário regular de postagens
Antes de tudo, confira se a sua empresa realmente tem fôlego suficiente para cumprir com a periodicidade estabelecida. Se estiver difícil, mantê-la, seja pela disponibilidade de produção ou pela variedade de assuntos possíveis de serem abordados, não hesite em reduzi-la. Uma vez definida essa frequência, monte um calendário mensal para te ajudar no planejamento.

Escolha editorias para dar fôlego às publicações
Para evitar que suas postagens fiquem repetitivas, abordando sempre o mesmo assunto, crie segmentações de temas que tenham a ver com o seu público. Se a sua empresa oferece serviços de consultoria em gestão, por exemplo, mapeie as áreas de interesse da sua buyer persona e separe-as por relevância e urgência. Dicas rápidas, frases de inspiração, depoimento de clientes e parceiros, exemplos de trabalhos bem sucedidos, tudo isso pode ser usado como editorias, com layout próprio ou não, a serem exploradas estrategicamente ao longo do mês. Procure intercalar conteúdos extensos com postagens mais leves, para evitar a saturação do usuário.

Busque apoio nos calendários relacionados ao assunto do seu negócio
Ficar atento às datas comemorativas também é muito importante na hora de montar o planejamento mensal de postagens. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, não pode deixar passar o dia do cliente e caprichar na homenagem aos seus. O Google, o Wikipedia, o Sebrae, além dos órgãos oficiais do governo costumam ter esses calendários à disposição. Faça uma boa pesquisa e certifique-se, em mais de um desses canais, de que a data é mesmo verdadeira. Explorá-las vai ajudar a dar dinamismo às suas publicações.

Fique de olho no real time
A internet e as redes sociais são muito dinâmicas e a quantidade de conteúdo produzido diariamente é enorme. Determinados assuntos caem nas graças do público e rapidamente viralizam. Pegar carona nessa popularidade pode ser interessante se o assunto for compatível com o seu público e a linha editorial da sua empresa. Mas, atenção! Cuidado para não errar o tom. Só lance mão desse recurso quando você perceber que o timing é positivo e a sua abordagem é realmente interessante.

Faça curadorias em sites de empresas que são referências no assunto
Em quase todas as áreas, existem excelentes fontes de informação segura e confiável para se inspirar. Quando você achar que uma delas tem a ver com o seu público, fique à vontade para compartilhá-la explicando na legenda, de maneira interessante e criativa, por que ela é interessante. Certifique-se de realmente citar a fonte e de não alterar o conteúdo original. Além de antiético, a apropriação indevida de conteúdo pode ser facilmente detectada pelos mecanismos de busca da internet, e pode render graves danos à imagem da empresa e problemas judiciais com os verdadeiros autores da publicação.

Seguindo essas dicas, dificilmente você será pego de surpresa pela página em branco na próxima publicação. Vale a pena experimentar!

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