Atualizado em: 24 de out de 2016
Publicado em: 24 de out de 2016

Descubra a frequência ideal para postar no blog da sua empresa

Como quase tudo na vida, quantidade não é sinônimo de qualidade. No marketing de conteúdo não é diferente. Ter um site ativo e dinâmico não significa...

Como quase tudo na vida, quantidade não é sinônimo de qualidade. No marketing de conteúdo não é diferente. Ter um site ativo e dinâmico não significa saturar o usuário com um excesso de publicações que poderiam ser abordadas estrategicamente, dentro de um planejamento que priorize relevância e urgência.

Esse texto é para te ajudar a entender a frequência ideal de postagens no seu site/blog, e nas redes sociais.

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a melhor maneira de gerar sempre tráfego para o site é sendo regular nas publicações e convidando os leitores para acessarem a página por meio das redes sociais. Quanto mais postagens no blog, com o uso das palavras-chave adequadas , maiores as chances de sua empresa ser localizada pelas ferramentas de busca da internet.

Entretanto, ser regular pode significar muitas coisas: diariamente, a cada dois dias, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente. Intervalos maiores do que isso geram desmotivação no usuário, que tem a sensação de que, assim como o blog, a empresa também é desatualizada. A regularidade, qualquer que seja ela, é importante para que isso não aconteça. É bem provável que o leitor seja capaz de fazer essa observação ao perceber que existe uma lógica no ritmo das publicações.

Não existe uma periodicidade que se aplique a todas as empresas. Cada caso é único e merece a análise de uma série de fatores:

Qual é o fôlego da sua equipe para a criação e publicação de conteúdo?
Na sua empresa, você tem pessoas dedicadas especificamente para a produção de conteúdo ou delega isso a colaboradores que acumulam várias funções? Se você se aplica ao segundo caso, alerta vermelho ligado. Por ser muito estratégico, esse tipo de trabalho merece uma atenção especial.
Analise o capital humano que você tem à disposição e perceba a habilidade para a escrita e a disponibilidade das pessoas para produzirem com regularidade. Converse com seus colaboradores e sensibilize-os sobre a importância de cumprir com o cronograma estabelecido.
Se não for possível incorporar essa demanda às atividades regulares da empresa, é melhor buscar outra alternativa. Ter profissionais de comunicação que saibam lidar com o dinamismo do marketing digital é uma excelente opção. Mas, se estiver fora da realidade financeira do seu negócio, é possível contar com a colaboração de empresas especializadas , que trabalham exclusivamente com isso.

O conteúdo que vem sendo produzido é realmente relevante?
Não adianta produzir conteúdo que não atenda às necessidades e expectativas da sua buyer persona , ou seja, do seu cliente ideal. O site é uma mídia, assim como a TV, o rádio e o jornal. É preciso ter uma linha editorial bem definida e segui-la em todas as publicações. Cuide para que os assuntos sejam abordados de maneira coerente e organizada. Se perceber que as postagens estão ficando repetitivas, mude a estratégia e reavalie a frequência. Mais vale trazer o leitor ao site quando ele realmente estiver interessado do que insistir com convites que não acrescentam novidades importantes.

Qual é a capacidade da empresa para se relacionar com os leitores da publicação?
Se o conteúdo das suas publicações está acertando no tom, é bem provável que o leitor se sinta motivado a interagir com elas, seja pelas redes sociais ou comentando no próprio texto (se o seu site não possibilita essa ferramenta, providencie isso o mais rápido possível!). Certifique-se de que todos os comentários estejam recebendo o retorno adequado , de maneira cordial e personalizada. Isso demonstra atenção e cuidado para com o leitor e pode ser um grande diferencial em relação à concorrência. Se não for possível fazer esse relacionamento com a frequência ideal, reveja os seus canais de comunicação e a periodicidade das postagens, estruturando-se melhor para incorporar essa demanda.

Como o seu público está reagindo às publicações?
Mesmo que a sua empresa tenha capacidade para produzir vários materiais por dia, nem sempre é adequado postar tanto conteúdo assim, de uma vez. Existe um ponto de saturação que indica a quantidade de postagens que vale a pena ser publicada dentro de um determinado espaço de tempo. Se você perceber que os posts, mesmo relevantes e criativos, não estão obtendo um alcance razoável, é possível que a saturação seja um dos motivos. Nesse caso, mais uma vez, reconsidere a periodicidade e determine uma nova frequência.
Se, por outro lado, as pessoas estão interagindo bem com as publicações, é provável que se você conseguir aumentar gradativamente a frequência, sua empresa conseguirá alcançar novos públicos e fidelizar os clientes que já a conhecem. A observação dessa interação e das estatísticas de acesso ao site vai ajudar a decidir os caminhos a serem trilhados na sua estratégia de comunicação e marketing.

Como não é possível afirmar qual a periodicidade ideal de postagens para a sua empresa, nossa dica é fazer uma boa análise do perfil do seu negócio, da sua equipe e do seu público, e desenvolver um trabalho de comunicação sob medida.

Na dúvida, comece com um intervalo maior e vá reduzindo-o aos poucos, na medida das possibilidades. O contrário – começar com uma periodicidade alta e ir espaçando as publicações – é que deve ser evitado a todo custo.

Bom trabalho! 🙂

Imagem: Freepik

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