O pequeno empresário é aquele que está na linha de frente do negócio. Ele acumula várias funções e, mesmo com tempo e conhecimento limitados, dá o seu melhor para que a empresa cresça e dê bons resultados. No entanto, algumas áreas são muito estratégicas e não devem ser administradas com base no instinto. A comunicação é uma delas.
O primeiro grande erro que os pequenos empresários cometem é pensar que investir em marketing é necessidade apenas das grandes empresas. Todos os negócios, independente do tamanho, precisam estreitar o relacionamento com o público, que deve saber exatamente o que a empesa oferece e como obter aqueles produtos. Os pequenos negócios também devem abraçar o desafio de estar no lugar certo, na hora certa, falando para as pessoas certas, da melhor maneira possível.
O universo da comunicação é muito dinâmico e existem ferramentas que cabem em todos os tipos de bolso. As redes sociais são exemplos disso. Nelas, há espaço para todos, e pequenas e grandes empresas podem disputar, em pé de igualdade, a atenção do cliente. Leva vantagem quem conseguir humanizar sua marca e se aproximar melhor do usuário, desenvolvendo uma relação de respeito e confiança mútua.
Outro erro comum dos donos de pequenos negócios é confiar a construção da marca e da identidade visual da empresa a pessoas sem conhecimento e experiência na área. Nem sempre aquele parente que desenha bem saberá criar uma marca que represente os valores e princípios da empresa. A marca é um dos grandes patrimônios do negócio. Ela é responsável por gerar identificação do negócio com o cliente. Portanto, deve ser construída com muita seriedade por quem seja capaz de prever as diversas formas de uso e aplicação daqueles elementos gráficos ao longo do tempo. Definitivamente, não é assunto para amadores.
E se as finanças não vão bem, qual é a primeira área a sofrer cortes no orçamento? Na maioria dos casos, é a comunicação. Esse é um grande erro. A comunicação e o marketing são tão importantes que nem mesmo as maiores empresas, aquelas que já são consolidadas no mercado e disputam a preferência dos consumidores, deixam de investir nessas áreas. Isso tem um motivo: quem não é visto não é lembrado. Se as contas não vão bem, desaparecer da visão do cliente só vai piorar as coisas. Nesse caso, o melhor é racionar as despesas e revisar os planejamentos e as metas, sem deixar de investir na divulgação. Um bom trabalho de comunicação pode, inclusive, reverter esse cenário.
Se você é empreendedor e se identificou com qualquer dessas questões, fuja desses erros e garanta os melhores resultados para a sua empresa. Se for preciso, busque ajuda especializada para que você possa se dedicar com mais qualidade a outras frentes do negócio. Com as pessoas certas cuidando dessas áreas estratégicas, sua empresa só tem a crescer.