Design Sprint na Previsão
Após dois dias imersos na metodologia criada pelo Google para solucionar problemas complexos, especialistas do escritório de contabilidade trocaram as dúvidas por certezas.
Novas descobertas em tempo recorde
A Previsão Contabilidade Médica está há mais de 25 anos no mercado de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. É reconhecida pelos seus mais de 400 clientes por sua qualidade e presteza na solução de questões contábeis e jurídicas próprias dos profissionais da saúde.
Seus contadores, especializados e muito experientes, sempre estiveram na linha de frente dos trabalhos, cuidando pessoalmente de cada um dos clientes. Recentemente, o escritório fez grandes investimentos em tecnologia e vislumbrou no mundo digital a oportunidade de transformar seu modelo de negócio e atrair novos clientes.
A empresa entrou em contato com a Compoá para consultar sobre a melhor maneira de divulgar a oferta de contabilidade médica digital, sem que a nova modalidade causasse prejuízo à percepção de um valor muito importante para gestores e clientes: o "olho no olho".
Estava lançado o desafio. Para encontrar a solução, conduzimos um Design Sprint que teve a missão de identificar, prototipar e testar uma ideia inovadora, a fim de descobrir se ela era viável para a implementação em toda a empresa antes de ser divulgada para o público externo.
Sete especialistas, profissionais estratégicos da empresa, se debruçaram sobre o problema durante 16 horas, dois dias seguidos. Após uma profunda reflexão sobre o que move o escritório, o que o mercado oferece e o que espera o consumidor, cada participante fez o esboço de uma solução e votou na melhor alternativa, que se transformou em um protótipo testado e validado com um grupo de clientes rigorosamente selecionados.
O resultado foi surpreendente porque jogou luz sobre o diferencial competitivo do escritório, que acabou decidindo por implantar um modelo híbrido de contabilidade médica: parte digital, parte presencial. A saída encontrada trouxe benefícios tanto para os clientes atuais quanto para os futuros, prospectados a partir da solução prototipada.
Em apenas dois dias, a empresa revisitou suas décadas de história e se reconciliou com os seus propósitos, adaptando-os para os dias atuais e as novas exigências do consumidor. Com certeza, aprendeu o caminho de como se reinventar nas próximas décadas.
Palavra de quem confia
O processo de Design Sprint que a Compoá conduziu na Previsão foi muito importante, foi sensacional. Nós fomos a lugares nunca idos coletivamente. Talvez individualmente algumas pessoas já tivessem pensado algumas coisas, mas coletivamente foi muito mais produtivo.
Não é mágica, é método. Veja de onde vem a solução:
escolhemos um time de até 7 especialistas para relfetir profundamente sobre o problema em questão. Depois de analisar a situação por vários ângulos, esboçamos soluções para escolher a melhor ideia. O grupo desenvolve junto um protótipo que depois é testado e validado em ambiente real.
- Mapeamento do problema
- Esboço da solução
- Escolha da melhor ideia
- Protótipo da solução
Uma imersão de 2 a 3 dias para errar rápido e acertar mais rápido ainda. ;)
O que a sua empresa ganha ao fazer um Design Sprint:
- Descoberta de soluções inovadoras em tempo recorde.
- Economia de tempo e dinheiro na validação de ideias promissoras.
- Obtenção de feedback real antes de tomar qualquer decisão.
- Fortalecimento da sensação de pertencimento da equipe.
- Promoção da cultura de inovação entre os seus colaboradores.