Atualizado em: 8 de ago de 2016
Publicado em: 8 de ago de 2016

Descubra o que um bom site deve ter para atrair o cliente

Ter um site deixou de ser uma necessidade para empresas de todos os tamanhos, é hoje uma obrigação. Estar fora do ambiente digital é largar com uma...

Ter um site deixou de ser uma necessidade para empresas de todos os tamanhos, é hoje uma obrigação. Estar fora do ambiente digital é largar com uma ampla desvantagem em relação ao concorrente na corrida pela atenção do cliente. Sai na frente não só quem mantém um site bonito e funcional, mas quem explora todas as potencialidades que o marketing digital oferece.

Um bom site confere credibilidade à empresa, que passa a ser encarada pelos clientes como um negócio bem posicionado no mercado, com profissionalismo e organização. Por outro lado, um site desenvolvido de maneira amadora ou com poucos recursos digitais depõe contra qualquer negócio, mesmo ele sendo referência em sua área de atuação. Para ajudar a não errar na hora de construir ou reformar um website, preparamos dicas práticas que podem fazer a diferença no mundo digital.

Dinamismo
O site não pode ser simplesmente um folder eletrônico. Ele tem que ser o primeiro e o principal canal de relacionamento com o cliente, a partir do qual serão ancoradas as outras ferramentas de comunicação, incluindo as redes sociais. Apresentar o conteúdo de forma leve, ágil e funcional é importante para fixar a atenção do usuário e despertar o interesse dele pelas informações que o website apresenta. Lembre-se que uma imagem pode falar mais do que mil palavras. Então, não faça o seu usuário perder tempo com textos intermináveis.

Usabilidade
Pense no seu site com o olhar de quem vai utilizá-lo: o usuário. Existem sites com layouts maravilhosos, projetados por designers especialistas em arte gráfica, mas que pouco entendem de programação e da experiência do usuário. Por outro lado, existem sites muito funcionais, mas nada atraentes esteticamente. Portanto, ao criar ou reformar o seu site, busque mão de obra especializada, que seja capaz de conciliar os dois lados, que são igualmente importantes para atingir o objetivo de chegar ao cliente.

Templates personalizados
Hoje em dia, existe uma infinidade de modelos de sites prontos e gratuitos, o que reduz consideravelmente os custos com a produção do site. Entretanto, personalizar essa apresentação com a identidade visual é fundamental para conferir um lugar diferenciado ao seu negócio. Afinal, sua empresa não pode ser confundida com outra porque as duas apresentam um site com a mesma cara, não é mesmo? Mais uma vez, conte com a ajuda de um web designer. Ele saberá o que fazer para destacá-lo dos seus concorrentes utilizando as ferramentas gratuitas já disponíveis no mercado digital.

Conteúdo relevante
O principal atrativo de todo site é o conteúdo que ele hospeda. Consumidores estão em busca de informação. Conheça o seu público-alvo e atenda as expectativas dele com textos, imagens e vídeos de qualidade. Dê atenção especial às informações institucionais, que devem apresentar com objetividade os serviços e produtos oferecidos pela empresa, assim como os seus diferenciais perante a concorrência. Cuidado com as páginas que tenham muitas informações. Elas tendem a sobrecarregar e confundir o usuário, que logo se desinteressará pelo seu site.

Blog de qualidade
Uma boa alternativa é manter um blog dentro do site para hospedar o conteúdo que sua empresa produzir periodicamente. Para estabelecer as pautas, pense no que o seu cliente gostaria de saber ou ser informado em relação à experiência que o seu produto oferece. Atualizando o blog sistematicamente e compartilhando-o com os seus usuários por email marketing e pelas redes sociais, você não precisará ficar alterando o conteúdo do site para atrair a atenção dele para visitas futuras.

Palavras-chave
Hoje, a busca por informações na internet antecede quase toda decisão de compra do consumidor. Portanto, faça com que os seus produtos e serviços estejam bem posicionados nos sites de busca usando, no conteúdo, as palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes. Se eles não as encontrarem no seu site, certamente vão encontrá-las em empresas com atividades similares que apareçam nos resultados das pesquisas.

Google Analytics
Avalie permanentemente o fluxo de tráfego do seu site. Faça uso do Google Analytics, ferramenta que computa as visitações, de onde vieram e as páginas mais visitadas. Com ele, é possível saber, inclusive, o tempo médio de permanência em cada aba, o que sugere o conteúdo que tem despertado maior atenção dos seus usuários. Essas informações são estratégicas para a tomada de decisão em relação ao seu negócio.

Formulários de contato
Aproveite a visita ao seu site para captar informações dos visitantes por meio de formulários de contato. Além de facilitar o relacionamento com o seu público, essas ferramentas servem como porta de entrada para a criação de um banco de dados segmentado de clientes e de potenciais novos consumidores. Depois, prepare promoções e conteúdo personalizado sobre o seu negócio, fidelizando o seu público.

Imagem: gouyetlouvet.com

Outros artigos do blog

Leia este artigo
Publicado em: 8 de out de 2019

Conheça o Threads, o novo aplicativo de mensagens do Instagram

Você sabia que o Instagram está testando o Threads? Parece que a marca não vai parar de nos surpreender nunca, não é? É um exemplo de empresa em dia...

Leia este artigo
Publicado em: 26 de jun de 2018

6 dicas para criar conteúdos interessantes para a sua marca

Independente do ramo da sua empresa, você já deve ter percebido que a criação de um conteúdo de qualidade é, há algum tempo, fator essencial para uma...

Leia este artigo
Publicado em: 13 de jul de 2017

O Dia Mundial do Rock também é das mulheres!

Nos anos 60 e 70, quando o mundo das guitarras era essencialmente masculino, algumas garotas tiveram a coragem de se aventurar com o rock (ainda...