Alô, alô! Aqui quem fala é uma redatora.
Posso não ter ganhado nenhum Prêmio Nobel (ainda! rs), mas garanto que vou te ajudar nem que seja um pouquinho a aprender como escrever textos atraentes. Ufa!
Olha, não vou mentir… Não é fácil, viu? Todo processo de criação pode deixar dar um nó na nossa cabeça.
Então, o que devemos fazer é seguir alguns passos e linhas de raciocínio.
Fique tranquilo, com a prática você vai se tornar mestre em criar conteúdos relevantes que são importantíssimos para o crescimento das empresas atualmente.
Então, aí vão algumas dicas.
- Conteúdo para web: seja um redator e um copywriter quando preciso
Escreva o que o seu público precisa ler.
Vista-se de redator quando tiver o intuito de elaborar textos explicativos e informativos que irão ajudar levando conhecimento ao leitor.
Vista-se de copywriter quando tiver que escrever o mesmo tipo de conteúdo, mas fazendo uma conexão explícita entre o texto e produto. Este está ligado ao objetivo da chamada “conversão”.
Para isso, um call to action como “fale com a gente e faça um orçamento” é uma ótima opção.
Mas os objetivos podem variar. Você pode chamar o consumidor para comprar um produto, fazer um download ou inscrever-se em um canal no YouTube, por exemplo.
- Preste atenção na estruturação e gramática
Quando se fala em estruturação textual, não se limite ao início, meio e fim da redação. Você deve pensar onde o seu conteúdo será divulgado, se o tipo de texto merece explicações mais minuciosas, frases curtas e qual linguagem irá utilizar.
Erros de ortografia não são bem-vindos de nenhuma forma. Você até pode escolher uma linguagem mais informal desde que seja adequado para o seu público ou segmento, mas mesmo assim, o bom português é primordial.
Quer uma dica? Se der alguma dúvida ortográfica, mesmo que seja pequena, não se acanhe e confira no Google.
- Veja se cabe colocar dados de pesquisas relevantes (com citação da fonte)
Um conteúdo rico de argumentos com fontes confiáveis e válidas pode gerar mais confiabilidade do seu público.
Afinal, ele vai saber que você está sendo sincero e vai querer ler mais do que escreve.
- Algumas vezes, menos é mais!
Sempre quando for escrever um texto analise o tema e a necessidade do seu público antes.
Muitas vezes um texto mais direto e objetivo não significa falta de conteúdo. Mas sim, entregar o que o leitor precisa de forma mais eficaz.
- Crie temas originais e interessantes (em tópicos!)
Quer criar engajamento?
Apresente novidades e abuse da criatividade.
E tem mais! As pesquisas indicam que os consumidores têm 3 vezes mais chances de considerar um conteúdo autêntico quando ele é realizado por uma pessoa, e não por uma marca.
- Mantenha o hábito da leitura
É preciso ler para escrever bem? Sim.
Além de diversos outros benefícios ler melhora a escrita e o vocabulário.
Uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, evidenciou que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.
Com isso sua memória é estimulada e seu repertório de referências vai só aumentar.
- Revise sempre!
Estamos cada vez mais nos jogando na tecnologia, não é mesmo? Não faça isso com seu texto.
Muitas pessoas deixam nas mãos dos programas de redação a identificação de possíveis erros, mas nem sempre dá certo.
Por isso, revise, sempre!
Agora que já sabe essas dicas, mãos à obra!