O título é a primeira conexão do leitor com o material que você produziu. É ele que aparece no email, nas redes sociais e até nas ferramentas de busca da internet. Se o título não despertar interesse, todo o esforço dedicado à produção de um conteúdo de qualidade pode estar perdido.
Diante de tantas opções disponíveis, o que realmente faz com que as pessoas cliquem nos links é o benefício que o título aparenta trazer. Ou seja, os leitores avaliam se aquilo realmente agrega valor ou atende a um interesse imediato deles. Se você está lendo esse artigo, é porque o título foi capaz de captar a sua atenção. Tornar os textos mais atraentes é o desafio de todos que produzem marketing de conteúdo e isso começa, é claro, pelos títulos.
Reunimos algumas dicas para te ajudar a construir bons títulos e se destacar no mar de informação da internet.
Um bom título deve:
Despertar o interesse do leitor
Logo assim, de cara, o título tem que apresentar o benefício que o leitor encontrará ao ler o seu texto. O que ele pode aprender? De que forma o seu texto vai auxiliá-lo em seus desafios imediatos? Para isso, seja claro e objetivo, buscando enxergar com os olhos do cliente.
Usar palavras chamativas
Títulos genéricos não chamam a atenção de ninguém. Lembre-se de que o seu leitor é bombardeado com uma enxurrada de informações semelhantes como as que você apresenta. Então, diferenciar o texto dos demais é uma obrigação de quem quer sair na frente. Desperte a vontade do seu leitor. Atenda às suas expectativas e fale a língua dele.
Ter o tamanho suficiente para se fazer entender
Se, por um lado, títulos curtos não são explicativos, títulos longos demais tornam a leitura cansativa e desestimulante. Os bons títulos costumam vir na ordem direta, com estrutura clara e bem definida. Na internet, um bom título costuma ser uma frase que resuma a ideia central do texto com originalidade e precisão.
Apresentar as palavras-chave corretas
Se o objetivo do seu texto é ensinar as pessoas a escreverem bons títulos, isso deve estar dito imediatamente, logo no título. Isso porque, nas ferramentas de busca, as pessoas tendem a pesquisar da seguinte maneira: “como escrever bons títulos”. Se as palavras-chaves da busca são encontradas imediatamente no seu título, aumentam as chances de o seu texto ser bem posicionado em relação aos demais.
Convidar para uma ação
Títulos que apresentam palavras que remetam a uma ação tendem a ser mais eficientes. “Saiba como”, “veja mais”, “conheça melhor” são alguns exemplos de como envolver o leitor em um benefício que estará logo a seguir. E, é claro, certifique-se de que o seu texto está fornecendo todas essas informações prometidas no título.