O Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil. Seus 35 milhões de usuários ativos fazem do país o segundo do mundo em número de adeptos (atrás somente dos Estados Unidos). Com público predominantemente jovem – 67% dos usuários têm entre 18 e 34 anos -, o Instagram tem se tornado cada vez mais influenciador de hábitos de consumo do brasileiro.
Segundo a pesquisa Instagrammers no Brasil, realizada pelo Facebook Marketing Science e Qualitics no 3º semestre de 2016, 2 em cada 5 entrevistados já fizeram compras inspirados no Instagram. Eles acessam a plataforma cerca de nove vezes ao dia, em um total de quase 300 horas por mês. O estudo mostra ainda que 8 em cada 10 usuários já aceitaram sugestões obtidas na rede: 42% baixaram aplicativos, 32% foram a restaurantes, eventos ou shows e 20% viajaram.
Se as pessoas tendem a se inspirar no Instagram sobre seus futuros passeios e tendências de consumo, está mais do que claro que é lá que devem estar as empresas que têm os jovens como público-alvo. A vantagem dessa rede social é que ela não demanda de grandes recursos e conhecimentos para ser utilizada, basta criatividade. Veja como acertar no uso dessa poderosa ferramenta.
Concentre-se na imagem
Antes de mais nada, pense na imagem que você quer postar. As fotos não precisam ser muito produzidas ou elaboradas. Mas devem representar processos importantes relacionados à empresa e aos seus produtos. No Instagram, têm mais alcance as imagens sobre bastidores e a rotina do negócio do que as promocionais propriamente ditas. Então, capriche no olhar do registro. Pense em tudo aquilo que faz parte da mágica do seu negócio e que poderia despertar interesse nos seus clientes.
Seja autêntico
Para marcar espaço nessa rede já tão disputada por empresas de todos os segmentos, é preciso buscar ser diferente da maioria. Isso significa postar conteúdos originais, compatíveis com as propostas do negócio e que falem a língua do seu público. Encare o Instagram da sua empresa como se fosse uma conta pessoal. As postagens corporativas vão dividir espaço com fotos de bons momentos das pessoas. Pense em humanizar a sua marca para que ela faça parte desse ambiente extremamente pessoal de maneira leve e suave.
Use as hashtags corretas
As hashtags são a alma do Instagram. Clicando nelas, o usuário tem acesso a todas as fotos não-privadas que a possuem. Isso permite um alcance exponencial e faz toda diferença no grau de engajamento das publicações. O Instagram não limita o número de hashtags por post. Mas o ideal é que elas não passem de 5 para não saturar o usuário. E, claro, que realmente tenham a ver com o conteúdo postado e o produto que você oferece.
Mantenha um bom relacionamento
Quanto mais assertivas são as postagens, mais engajamento elas geram. Se as pessoas comentarem suas fotos, não as deixe sem um comentário de volta. Isso significa que, mesmo com a enxurrada de posts que dividem espaço na timeline das pessoas, elas tiveram vontade de se manifestar em relação ao que sua empresa postou. Portanto, nada de conquistar a atenção do cliente e abrir mão do relacionamento com ele depois. Lembre-se de que as redes sociais são canais de comunicação, são vias de mão dupla. Não basta só postar, é preciso manter um diálogo e corresponder às expectativas dos clientes.
Seja frequente
Não há um número ideal de posts para o Instagram. Cada negócio tem sua particularidade e é possível que uma empresa tenha assunto original para fazer vários posts por dia. Outras, por sua vez, podem publicar apenas algumas imagens por semana. O importante é ser frequente nas publicações. Preocupe-se em manter a conta da sua empresa ativa para que não passe a impressão de abandono. Quanto mais você for postando, mais vai treinar o seu olhar para registrar momentos que rendem bons posts no Instagram.
Utilize o Instagram Stories
Com a nova ferramenta do Instagram, você pode postar vídeos e fotos do cotidiano de um jeito mais informal, personalizando seus conteúdos com emojis e frases. Após 24 horas, esses posts desaparecem do perfil da sua empresa. Por meio do Instagram Stories, é possível narrar histórias curtas sobre o seu negócio de forma leve e criativa.
Mãos à obra! 🙂
Imagem: Pexels