Atualizado em: 10 de abr de 2017
Publicado em: 10 de abr de 2017

6 dicas para humanizar sua marca nas redes sociais

As redes sociais são um prato cheio para empresas que querem se aproximar de seus clientes. Nelas, não são necessários grandes investimentos...

As redes sociais são um prato cheio para empresas que querem se aproximar de seus clientes. Nelas, não são necessários grandes investimentos financeiros ou estratégias inovadoras. O ponto chave para trazer o consumidor para perto da marca está em uma palavrinha simples, mas que ainda é subestimada por muitas empresas: relacionamento.

As pessoas se relacionam melhor com as marcas quando percebem que por trás delas existem outras pessoas que pensam e agem de maneira semelhante a elas. Essa identificação acontece quando a marca se apresenta de maneira tão [object Object] que o cliente passa, por afinidade, a se identificar e, consequentemente, interagir com o que a empresa publica.

Aqui, apresentamos seis dicas simples, mas eficazes, que levam a essa humanização.

Ofereça conteúdo relevante

As redes sociais foram feitas para pessoas, não para marcas. Elas são um ambiente extremamente pessoal e, para a empresa conseguir se aproveitar adequadamente delas, terá que se apresentar como alguém que fale mais sobre o que interessa aos outros e menos de si. Para tanto, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, gerando valor para o [object Object] , e não somente propaganda. A essa estratégia damos o nome de[object Object] , ferramenta que permite que a empresa participe da vida do cliente, atingindo-o da maneira certa, no momento em que ele precisa.

Atenda bem, sempre

Se a sua empresa investe no bom atendimento presencial, mantendo funcionários motivados e prontos para servir bem, é fundamental que faça isso também nas redes sociais. O cliente precisa sentir que a sua opinião é importante para a marca, que o trata como o ser único que é. Para saber o tom ideal, tente se colocar no lugar do cliente e [object Object] . Ter empatia é fundamental para o bom relacionamento entre empresas e consumidores.

Não deixe comentários sem resposta

Se em meio a tantas publicações o consumidor escolheu interagir com a sua, dê a ele a atenção que merece. Empresas que, independentemente do tamanho, mostram-se disponíveis para os seus clientes conquistam a simpatia do público. As redes sociais são canais de relacionamento e se a sua empresa decidiu fazer parte delas, deve estar sempre pronta para responder as manifestações que surgirem na página, sejam elogios, críticas ou sugestões.

Reconheça e desculpe-se pelos erros

Caso o comentário seja negativo, [object Object] . A melhor maneira de lidar com as críticas na rede social é apurando o fato e tomando as providências necessárias. Se realmente houve uma falha, desculpe-se e demonstre o que está sendo feito para evitar que a situação se repita. Pessoas não são intolerantes aos erros, são intolerantes à tentativa de ignorar o erro.

Valorize o dia a dia da empresa

Empresas são feitas de pessoas. Mostrar o dia a dia do trabalho, os bastidores dos processos de produção e apresentar talentos são excelentes recursos para se aproximar do público. Algumas redes sociais, como o [object Object] , são locais ideais para isso. Mostre o que a sua empresa tem de diferente dos concorrentes, valorize as conquistas do dia a dia e conte histórias com as quais possam os clientes possam se identificar.

Incentive clientes promotores

Toda empresa tem clientes diferenciados, que mantém um relacionamento mais próximo com a marca. Esses clientes podem se tornar promotores da empresa, ajudando a divulgar produtos e serviços de maneira especial. São embaixadores da marca, com potencial para influenciar outras pessoas do seu convívio a se tornarem clientes também. Para trazê-los para perto de si, busque oferecer benefícios exclusivos que demonstrem o quanto são especiais para a empresa. Isso fortalece os vínculos e permite que a parceria seja duradoura.

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