As redes sociais são um prato cheio para empresas que querem se aproximar de seus clientes. Nelas, não são necessários grandes investimentos financeiros ou estratégias inovadoras. O ponto chave para trazer o consumidor para perto da marca está em uma palavrinha simples, mas que ainda é subestimada por muitas empresas: relacionamento.
As pessoas se relacionam melhor com as marcas quando percebem que por trás delas existem outras pessoas que pensam e agem de maneira semelhante a elas. Essa identificação acontece quando a marca se apresenta de maneira tão [object Object] que o cliente passa, por afinidade, a se identificar e, consequentemente, interagir com o que a empresa publica.
Aqui, apresentamos seis dicas simples, mas eficazes, que levam a essa humanização.
Ofereça conteúdo relevante
As redes sociais foram feitas para pessoas, não para marcas. Elas são um ambiente extremamente pessoal e, para a empresa conseguir se aproveitar adequadamente delas, terá que se apresentar como alguém que fale mais sobre o que interessa aos outros e menos de si. Para tanto, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, gerando valor para o [object Object] , e não somente propaganda. A essa estratégia damos o nome de[object Object] , ferramenta que permite que a empresa participe da vida do cliente, atingindo-o da maneira certa, no momento em que ele precisa.
Atenda bem, sempre
Se a sua empresa investe no bom atendimento presencial, mantendo funcionários motivados e prontos para servir bem, é fundamental que faça isso também nas redes sociais. O cliente precisa sentir que a sua opinião é importante para a marca, que o trata como o ser único que é. Para saber o tom ideal, tente se colocar no lugar do cliente e [object Object] . Ter empatia é fundamental para o bom relacionamento entre empresas e consumidores.
Não deixe comentários sem resposta
Se em meio a tantas publicações o consumidor escolheu interagir com a sua, dê a ele a atenção que merece. Empresas que, independentemente do tamanho, mostram-se disponíveis para os seus clientes conquistam a simpatia do público. As redes sociais são canais de relacionamento e se a sua empresa decidiu fazer parte delas, deve estar sempre pronta para responder as manifestações que surgirem na página, sejam elogios, críticas ou sugestões.
Reconheça e desculpe-se pelos erros
Caso o comentário seja negativo, [object Object] . A melhor maneira de lidar com as críticas na rede social é apurando o fato e tomando as providências necessárias. Se realmente houve uma falha, desculpe-se e demonstre o que está sendo feito para evitar que a situação se repita. Pessoas não são intolerantes aos erros, são intolerantes à tentativa de ignorar o erro.
Valorize o dia a dia da empresa
Empresas são feitas de pessoas. Mostrar o dia a dia do trabalho, os bastidores dos processos de produção e apresentar talentos são excelentes recursos para se aproximar do público. Algumas redes sociais, como o [object Object] , são locais ideais para isso. Mostre o que a sua empresa tem de diferente dos concorrentes, valorize as conquistas do dia a dia e conte histórias com as quais possam os clientes possam se identificar.
Incentive clientes promotores
Toda empresa tem clientes diferenciados, que mantém um relacionamento mais próximo com a marca. Esses clientes podem se tornar promotores da empresa, ajudando a divulgar produtos e serviços de maneira especial. São embaixadores da marca, com potencial para influenciar outras pessoas do seu convívio a se tornarem clientes também. Para trazê-los para perto de si, busque oferecer benefícios exclusivos que demonstrem o quanto são especiais para a empresa. Isso fortalece os vínculos e permite que a parceria seja duradoura.