Publicado em: 26 de jun de 2018

6 dicas para criar conteúdos interessantes para a sua marca

Independente do ramo da sua empresa, você já deve ter percebido que a criação de um conteúdo de qualidade é, há algum tempo, fator essencial para uma...

Independente do ramo da sua empresa, você já deve ter percebido que a criação de um conteúdo de qualidade é, há algum tempo, fator essencial para uma presença expressiva nas redes sociais. Mas, em um meio em que as informações pipocam o tempo todo, como se destacar?

Deixamos aqui algumas dicas sobre como criar conteúdo relevante para o seu público e tornar a sua marca mais atraente.

1 – Escolha temas atuais e de interesse do seu público

Saiba do que as pessoas estão falando ou sobre o que gostariam de ouvir. Quais os temas populares hoje? E o que será popular amanhã?

Estar atento a todos os meios de informação e ao que rola no mundo e, sobretudo, no ramo do seu negócio, é preceito básico. É preciso estar bem informado para informar bem.

Escutar o seu público também faz toda a diferença. Fique atento aos comentários nas redes sociais e a todo tipo de engajamento que as pessoas tiverem com a sua marca. Você irá se surpreender com a quantidade de ideias e direcionamentos que isso pode te oferecer. Muitas curtidas, comentários e até interação entre o próprio público revela que determinado assunto despertou o interesse dele.

Aproveite as redes sociais para perguntar diretamente às pessoas sobre o que elas gostariam de saber. Conversar com o seu público sobre as opiniões e expectativas dele revela que você o respeita e gera aproximação e empatia. Quem não gosta de atenção, não é mesmo?

2 – Cuidado para não ser repetitivo

Todos nós temos assuntos pelos quais nos interessamos mais e sobre o qual temos mais domínio. No entanto, ao criar conteúdo para uma marca, é preciso saber diversificar.

Esse tópico está completamente ligado ao anterior. Às vezes o que você quer falar não é o que seu público deseja ouvir ou se trata até de um assunto saturado. Por isso, mais uma vez, fica a dica: converse com o seu público. Ao gerar conteúdo, vale o mantra: “menos de você e mais dele.”

3 – Crie conteúdos originais

Não há nada de mal em buscar referências em empresas do mesmo setor e em sites de temas correlatos – isso tem inclusive um nome e é uma prática importante no mercado: benchmarking. Mas se inspirar não é copiar.

A sua marca precisa ter linguagem própria e posicionamentos que irão guiar qualquer conteúdo e deixá-lo com a cara e a voz da sua empresa.

4 – Gere experiências

Além de informação, o que as pessoas buscam, cada vez mais, são experiências que provoquem nelas boas emoções: que as façam rir ou refletir, por exemplo. Ao criar um conteúdo, pense no impacto que ele irá gerar nos outros. Uma frase bem elaborada pode tocar mais o seu público do que um texto inteiro e superficial.

5 – Seja sincero

Nada afasta mais o seu público do que se sentir enganado. A relação da sua marca com as pessoas segue preceitos de qualquer outra relação. E, em nenhuma situação, ninguém gosta de ser passado para trás.

Além do mais, na internet, informações falsas são facilmente desmascaradas. A confiança das pessoas é algo difícil de ser conquistada, sobretudo em tempos em que tantas fake news e boatos circulam por aí. Portanto, a credibilidade da sua marca é muito valiosa e deve ser preservada.

6 – Não descuide do bom português

A internet é um meio flexível, que nos permite utilizar uma linguagem informal, brincar com gírias e hashtags. Mas mesmo adaptando a sua mensagem a uma linguagem mais próxima da oral, não deixe de se atentar a erros de ortografia e concordância. Pequenos deslizes já são suficientes para abalar a sua posição de autoridade e a credibilidade da sua marca, sobretudo em textos corporativos ou de vendas.

Criando conteúdo realmente relevante, sua marca terá sempre a consideração do público, que tem tudo para se lembrar dela quando precisar.

Outros artigos do blog

Leia este artigo
Publicado em: 24 de mar de 2020

Ações de marketing que deram e não deram certo na pandemia do coronavírus

“Não é hora de “fazer marketing” e, sim, praticar — de fato — a missão da sua marca.” Esta frase é certeira na hora de definir os passos das empresas...

Leia este artigo
Publicado em: 19 de mai de 2016

Alerta: declaração anual do MEI só pode ser feita pelo portal do empreendedor

Com a proximidade do fim do prazo para a Declaração Anual de Rendimentos (DASN) do Microempreendedor Individual (MEI), muitos formalizados estão...

Leia este artigo
Publicado em: 28 de set de 2016

Confie a comunicação da sua empresa a quem entende do assunto

Toda empresa que quer crescer precisa investir em comunicação. Pouco adianta ter produtos excelentes ou serviços que revolucionem a vida do...