Atualizado em: 12 de dez de 2016
Publicado em: 12 de dez de 2016

5 dicas de comunicação para pequenas empresas

Investir em comunicação não é uma necessidade só das grandes empresas. Os pequenos empreendimentos também precisam encontrar maneiras de fazer sua...

Investir em comunicação não é uma necessidade só das grandes empresas. Os pequenos empreendimentos também precisam encontrar maneiras de fazer sua mensagem chegar aos clientes e divulgar seus diferenciais em relação aos concorrentes. As formas de fazer isso é que se diferem. Enquanto os grandes podem empenhar altos valores em campanhas de marketing, os pequenos precisam usar a criatividade e acertar nas estratégias de alcance e fidelização.

A seguir, veja como divulgar sua empresa de maneira eficiente, gastando pouco.

Explore o mundo digital
A internet é o mais democrático meio de comunicação da atualidade. Com ela, as empresas passaram a ter a oportunidade de chegar diretamente ao consumidor gastando pouco. Para ser descoberto e concorrer com os grandes, é fundamental ter uma boa presença digital. Isso significa ter um bom site, completo e dinâmico, e prezar pelo bom atendimento também no universo virtual. Aposte nas possibilidades que as redes sociais oferecem, aproximando-se cada vez mais do seu público, de diferentes maneiras, e oferecendo o que ele precisa, na hora certa.

Seja constante na divulgação
Já diz o ditado: quem não é visto não é lembrado. Mantenha regularidade nas ações de comunicação, sobretudo nas digitais. A concorrência pela atenção do cliente é grande e perde espaço aquele que não se empenha em gerar um relacionamento próximo com o consumidor. Quando as estratégias são contínuas e planejadas com um foco bem definido, maiores são as chances de os clientes se lembrarem da sua empresa sempre que precisarem do produto ou serviço que ela oferece.

Conheça o seu público e foque suas estratégias nele
O mundo digital é como um oceano, e a sua empresa é uma dentre milhares que compõem esse cenário gigantesco. É preciso saber exatamente para quem a sua empresa trabalha e onde essas pessoas estão . Como elas se relacionam com o mundo? Quais são seus hábitos de compra? De que maneira tomam suas decisões? Conhecendo o perfil do seu público, trace suas estratégias de comunicação diretamente para ele. Escolha estar nas mesmas redes sociais que ele e cuide para que o seu discurso e mensagens veiculadas sejam próximas do universo do seu cliente.

Mostre para os clientes o quanto eles são especiais
Os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes e conscientes do seu poder na decisão de compra. Ele está a um clique do seu concorrente e quer – e merece – ser atendido em suas expectativas e necessidades. Trate-o de maneira personalizada e faça-o sentir o quanto especial ele é. Em tempos de massificação, destaca-se aquele que consegue individualizar a relação com o consumidor. Ser gentil e atencioso com o cliente é a propaganda mais barata e eficiente que pode existir.

Pense na sua experiência como consumidor
Você gosta de receber propagandas pelo WhatsApp? Gosta de publicações imperativas, massivas, que invadem suas redes sociais sem pedir autorização? Se a resposta é negativa, pense que seu cliente pode ter exatamente a mesma sensação em relação às empresas que o procuram para vender produtos e serviços. Colocar-se no lugar do outro é uma excelente maneira para saber até onde ir com campanhas de marketing. Se você achar que está errando no ponto, recue e redefina a sua estratégia. Menos é mais, e quantidade nunca foi sinônimo de qualidade.

Imagem: Freepik

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